Correio Popular Notícia



IMPOSTO
Projeto que reduz preço do medicamento avança na CCJC

Data da notícia: 2016-05-17 10:19:54
Foto:

(Da Redação) Proposta que isenta de tributos os medicamentos produzidos no Brasil tem parecer favorável apresentado na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados (CCJC).
O relatório do deputado Marcos Rogério (DEM) isenta de impostos os medicamentos de uso humano, tanto os que são produzidos no Brasil como os importados, além de insumos e serviços utilizados na sua produção e comercialização.
A redução desses tributos vai beneficiar diretamente as famílias brasileiras. No Brasil, cerca de 70% dos medicamentos são comprados diretamente pela população. Com a redução, se aumenta o acesso das famílias à saúde, já que, com a redução dos tributos, a tendência é que o preço desses medicamentos diminua.
O Brasil é campeão em impostos sobre remédios. A carga que recai sobre medicamentos chega a 33,9%, a maior parte vem de ICMS e PIS/Cofins. Isso significa que, a cada R$ 100 gasto pelas famílias em medicamentos, R$ 33,90 equivale à arrecadação de impostos.
?Essa proposta vai beneficiar, principalmente, as populações de baixa renda e os idosos. As famílias mais pobres gastam, em média, 5,8% da sua renda com medicamentos. E os idosos possuem quantidade significativa de remédios caros e de uso permanente, o que compromete o orçamento mensal?, salientou Marcos Rogério.
O relatório à PEC 375/13, de autoria do deputado André Zacharow, já foi protocolado na CCJC da Câmara e aguarda deliberação.
Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1237 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.